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Como pedir feedbacks para melhorar suas relações e desempenho

Como saber se estou atendendo expectativas ou se há algo que pode ser melhorado?


Pergunte! Pedir feedback sobre como suas ações estão sendo percebidas pode ser uma oportunidade incrível para se nutrir de apreciação e descobrir caminhos para melhorar ainda mais. Antes de fazer isso, é importante considerar alguns pontos essenciais:



1. Para quem você fará o pedido de feedback?


Identificar a pessoa ou as pessoas certas para solicitar feedback é fundamental. Pense em quem tem convivência, conhecimento, experiência em conjunto e uma visão clara sobre o que você deseja melhorar. Essas pessoas podem incluir:

  • Parceiros em relacionamentos íntimos

  • Colegas de trabalho

  • Supervisores ou mentores

  • Clientes

  • Membros de outras equipes com quem você interage regularmente


A escolha adequada garante que o feedback seja relevante e construtivo, baseado em observações concretas e não em opiniões superficiais.

2. Pergunte-se: Qual o objetivo de receber esse feedback?


Antes de pedir feedback, pergunte-se: "Qual é o objetivo desse feedback?" Você pode querer:

  • Melhorar uma habilidade específica

  • Avaliar sua performance em um projeto

  • Saber se seus esforços estão sendo bem recebidos

  • Obter uma visão externa sobre sua maneira de agir


Ter um objetivo claro ajuda a direcionar as perguntas e a focar naquilo que pode ser mudado ou mantido.

3. Defina os tópicos para o feedback


É crucial definir os tópicos sobre os quais você deseja receber feedback. Isso pode incluir:

  • Sua comunicação

  • Habilidades técnicas

  • Processo de tomada de decisão

  • Organização

  • Resultados alcançados

  • Colaboração com a equipe


Quanto mais específico você for, melhor será o feedback. Por exemplo, se você quer melhorar sua liderança, peça feedback sobre como suas decisões impactam a equipe, como sua ação inspira (ou não) confiança, ou como a forma de conduzir reuniões afeta o time.

Se o feedback for sobre a sua empresa ou área de atuação, considere as necessidades organizacionais (conforme Marie Myashiro):

  • Identidade: Como a organização é vista interna e externamente.

  • Propósito: A missão e a razão de ser da organização.

  • Direção: As metas e o caminho que a organização deseja seguir.

  • Estrutura: Os sistemas e processos que sustentam a organização.

  • Energia: Recursos, pessoas e tudo que mantém a organização em funcionamento.

  • Expressão: Comunicação interna e externa da organização.


4. Pense em como gostaria de receber esse feedback


É importante refletir sobre a forma como você prefere receber o feedback. Considere:

  • Em dias mais sensíveis: talvez você queira focar apenas nos aspectos positivos.

  • Em outros momentos: você pode preferir explorar mais os pontos de melhoria.

  • Forma de comunicação: prefere uma conversa direta e breve ou uma discussão mais longa e detalhada?


No início da conversa, você pode expressar essa preferência como um pedido. Por exemplo: “Hoje, eu gostaria de focar em como minha comunicação tem sido recebida. Você poderia me dar um feedback em 4 ou 5 tópicos?”

5. Prepare-se para o Feedback


Antes de pedir feedback, prepare-se adequadamente:

  • Reflita sobre os pontos anteriores: Isso ajudará a estruturar a conversa.

  • Planeje a duração da conversa: Escolha um local apropriado e pense na energia que deseja trazer para o encontro.

  • Materiais necessários: Considere se precisa de algo específico para a conversa.


Lembre-se, tudo o que você ouvir é apenas um ponto de vista, visto de uma perspectiva particular. Considere cuidar das necessidades dos outros sem esquecer das suas próprias.


Quando você ocupa um cargo de liderança, pode ser mais desafiador conseguir feedbacks sinceros e diretos da sua equipe. Para isso será importante desenvolver os 3C's da liderança: comunicação, confiança e cocriação. Saiba mais como desenvolver as habilidades sociais dos 3C's clicando no link.

Autora: Liliane Sant'Anna

1 comentario


Mara da Silva
27 sept

Considero muito importante o pedido de um feedback das ações dos professores

, supervisores e orientadores;só assim construiremos uma aprendizagem de qualidade e preocupada, não só com a teoria e a prática, mas também, comos sentimentos e emoções que envolvem os seres humanos.

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