Escuta ativa: o antídoto para mal-entendidos e brigas que eleva a qualidade das suas conversas
- Equipe ICNVB
- há 6 dias
- 5 min de leitura

Quando ouvimos alguém de verdade, estamos dizendo: "Eu respeito você e seus sentimentos."
Essa é a essência da escuta ativa: estar com a outra pessoa sem querer consertar, vencer ou responder. Só estar. Com presença, respeito por opiniões diferentes da sua, curiosidade genuína e com intenção de compreender, ainda que você não concorde com a outra pessoa.
Parece simples, mas em tempos de excesso de informações, ansiedade constante e busca por soluções rápidas, escutar de verdade virou quase um superpoder. Um superpoder que você pode aprender.
O que é escuta ativa?
Escuta ativa é mais do que ouvir com atenção. É uma forma de estar presente que comunica para a outra pessoa:
“Eu estou aqui.”
“Você importa.”
“Seus sentimentos são legítimos.”
“Eu não estou aqui pra te julgar, mas pra te entender.”
Na Comunicação Não Violenta, a escuta ativa é uma dos pilares para criar conexão genuína nas conversas - onde vocês não estão em uma disputa, mas sim em um espaço de respeito e compreensão mútua. A escuta ativa envolve não apenas ouvir o que é dito, mas escutar para além das palavras. Isso significa escutar não para responder ou rebater, mas sim para entender quais são os sentimentos que estão para além do que é dito, o que é importante para a pessoa que ela quer cuidar quando diz isso. É um tipo de escuta que acolhe sem pressa e sem filtros automáticos.
Quanto mais somos capazes de compreender sentimentos como mensageiros de necessidades humanas universais, maior a nossa habilidade de escutar para além das palavras.
Se você está chegando nessa conversa e ainda não entende bem o papel dos sentimentos e o que são necessidades humanas universais, o texto Comunicação Não-Violenta: O que é e como praticar vai te apoiar. Fica a sugestão de leitura.
Escuta ativa é uma habilidade — e pode ser aprendida
Se você cresceu em um ambiente onde o silêncio substituía o diálogo, ou onde ninguém te escutava de verdade, pode achar desafiador desenvolver essa escuta.
Mas há uma boa notícia: escutar de verdade é uma habilidade. E toda habilidade pode ser aprendida.
A escuta ativa exige prática, intenção e disposição para estar presente — mesmo quando há desconforto. Mesmo quando você quer fugir da conversa ou bater na mesa para resolver tudo de uma vez.
Como praticar escuta ativa na vida real
Algumas mudanças sutis podem te apoiar a sair de uma escuta automática para uma escuta curiosa e genuína. Aqui vão cinco práticas essenciais para desenvolver escuta ativa:
1. Não se prenda aos seus pensamentos
Ao ouvir, é natural que a mente se encha de respostas ou julgamentos. A escuta ativa é um exercício onde primeiro você se dá conta da presença dos seus pensamentos e, sem seguida, convida sua atenção para voltar para o momento presente e escutar para compreender o que a pessoa diz.
Está tudo bem se perder nos seus próprios pensamentos, é natural que isso aconteça. Respire. Escute para além das palavras. Você pode usar duas perguntas âncoras que vão te ajudar a melhorar a sua escuta:
O que será que essa pessoa está sentindo?
Qual será a necessidade que ela mais quer atender?
São perguntas âncora porque não precisam ser feitas em voz alta. São perguntas que você faz a si mesmo, com a intenção de compreender melhor a experiência da outra pessoa, sendo quem ela é.
A lista de sentimentos e necessidades é um recurso que ajuda a ampliar o seu vocabulário e que vai te apoiar nessa prática.
2. Faça perguntas, não suposições
Nosso cérebro é um excelente contador de histórias e adora pegar atalhos para chegar em conclusões. Essa é uma função de proteção do cérebro, para garantir a nossa segurança. Porém, muitas vezes essas conclusões nos levam a ver ameaças onde não existem - e aqui está a causa de muitas brigas e desentendimentos.
Em vez de acreditar que a sua interpretação é a verdade, experimente perguntar: “Me conta mais você quis dizer com isso? Quero te entender melhor.” ou “O que é importante pra você nessa situação?”
3. Não tente consertar
Às vezes, a pessoa só precisa ser escutada — não corrigida ou aconselhada. Com a intenção de contribuir com a sua experiência ou até mesmo tirá-la da dor, corremos o risco de apresentar soluções para quem só precisa de uma escuta com empatia.
Estar presente, escutando com abertura e interesse, muitas vezes é o maior apoio.
4. Você não está em um tribunal
Escutar não é esperar sua vez de rebater. Comece a perceber que muitas vezes a sua intenção é ganhar a conversa, não compreender. Quando você se propõe a escutar para entender a experiência da outra pessoa, isso não significa que você está perdendo, se colocando em uma posição de inferioridade ou abrindo mão do que acredita.
Escuta ativa, com a intenção de compreender, é o caminho que te leva à conexão. Quando a pessoa sente que você a entende, as resistências diminuem e aumentam muito as chances de que a outra pessoa também abra espaço para te escutar.
5. Se estiver em um momento de desregulação emocional, comunique
É natural que, em alguns momentos, o que a outra pessoa diz desperte sentimentos intensos em você. E tudo bem não ter espaço ou disponibilidade para escutar com empatia o tempo todo.
Para cuidar da conexão entre vocês, pode ser necessário se afastar por um instante, dar um tempo para regular as próprias emoções. E comunicar isso com honestidade faz toda a diferença.
Dizer algo como “Preciso de um momento para processar isso” é uma forma de manter a escuta ativa — reconhecendo também os seus próprios limites.
Escutar é o segredo para a conexão
Escutar é um dos maiores atos de generosidade. Na maioria das relações, o que mais falta não é solução — é escuta. E quando há escuta de verdade, muitos conflitos se transformam em proximidade e melhores soluções.
Sair do padrão de escutar para responder e desenvolver habilidades para escutar para compreender pede por prática. Por isso, temos dois convites:
Leia o texto O que é ter empatia? para aprofundar nessa conversa.
E dá uma olhada nessa oportunidade:
Quer fortalecer sua escuta ativa e elevar a qualidade das suas conversas?
O Programa de Capacitação em CNV é um caminho profundo e prático para desenvolver escuta ativa e outras habilidades que transformam sua relação com você mesmo, com as pessoas ao seu redor e com os sistemas que você faz parte.
Um caminho para aprender, viver e se tornar capaz de multiplicar a Comunicação Não Violenta, com apoio, prática e comunidade.
Estamos nos últimos dias para se inscrever na turma de 2025. Aproveita essa oportunidade para transformar sua relação com o mundo.
E você?
O que é mais desafiador pra você na hora de escutar alguém com atenção? Conta pra gente nos comentários. Porque no fundo, escutar é um convite à conexão. E todo mundo quer ser escutado de verdade. 🧡
Comments