"O óbvio às vezes precisa ser dito". Esta é uma frase que uso muito nos treinamentos. Aqui vai um óbvio que precisa ser dito:
Para se diferenciar na era da inteligência artificial, é preciso ampliar suas habilidades relacionais.
O que digo aqui não significa que você pode deixar de desenvolver habilidades técnicas ou ignorar o crescimento e potencial da IA. Por exemplo, eu sou especialista em CNV e mentora em desenvolvimento de habilidades relacionais e só este ano fiz dois cursos específicos sobre inteligência artificial e a utilizo diariamente (este post, inclusive, foi revisado por uma IA). Quero provocar neste texto uma reflexão sobre como você está se preparando para a era da inteligência artificial.
Existem muitos receios com este tema e decidi saber como a IA do ChatGPT me responderia à pergunta:
Como não ser substituído por uma inteligência artificial?
A primeira resposta que recebi está diretamente ligada às habilidades relacionais, e ao que vejo diariamente com as empresas e pessoas que estudam com o Instituto CNV Brasil: aprenda a se relacionar bem com outras pessoas.
Isso também reforça o que algumas pesquisas já indicam, como um estudo apresentado pela Harvard Business Review que destaca o aumento da procura de gestores C-level com habilidades sociais em comparação com habilidades técnicas.
Talvez o grande desafio do nosso desenvolvimento nesta área seja acharmos que nossas habilidades que envolvem interação humana, as habilidades relacionais, são naturais, nascemos prontos. Bom... se você já teve uma liderança tóxica na sua vida, sabe que isso não é verdade. Afinal, aprendemos a nos relacionar de forma intuitiva e pegando referências em nossas vidas. Tais referências podem não ser as melhores para você se desenvolver, se destacar e, principalmente, cuidar de suas relações.
Como se diferenciar na era da inteligência artificial a partir das suas habilidades relacionais?
A Comunicação Não-Violenta (CNV) é uma abordagem que enfatiza a importância da empatia, da expressão assertiva e da compreensão mútua na interação humana. Aqui vão três caminhos práticos para você diminuir o medo da inteligência artificial e se ancorar mais no seu diferencial relacional a partir da CNV:
1 - Encontre sua prática de autoconsciência:
Ser capaz de se entender está diretamente ligado à sua capacidade de entender os outros e de se expressar. Algo que aprendi nos meus estudos sobre inteligência artificial é que ela pode apoiá-lo muito, mas ela não substitui sua autenticidade. Portanto, se conhecer vai fazer cada vez mais a diferença. Experimente rever conversas que não foram da maneira que gostaria e identificar como você estava se sentindo naquele momento, o que realmente queria cuidar. Rever de forma compassiva conversas do passado pode apoiá-lo a se entender melhor nas conversas do futuro.
2 - Aprenda a praticar empatia:
Empatia não é se colocar no lugar do outro. Empatia é ser capaz de dar ao outro a experiência de que ele foi compreendido. Esta compreensão é influenciada pela sua qualidade de presença, sua escuta ativa e sua capacidade de expressar ao outro sua compreensão. Aqui na MasterClass - Desenvolvendo as 4 habilidade sociais na liderança trazemos um exemplo prático de como fazer isso caso queira se aprofundar.
3 - Saiba como navegar conflitos:
A CNV enfatiza que os conflitos são inevitáveis e podem ser essenciais para uma relação saudável. Daí vem a importância de lidar com os conflitos de forma construtiva. Tente encontrar soluções que atendam às necessidades de ambas as partes, em vez de entrar numa disputa de certo e errado. Essa abordagem pode ajudar a desenvolver habilidades interpessoais valiosas que podem ajudá-lo a, no mundo real, se diferenciar da inteligência artificial.
Algo em comum nestes três caminhos é a identificação e a expressão de suas próprias necessidades e sentimentos, bem como as necessidades e sentimentos da outra pessoa. Para ampliar seu vocabulário de sentimentos e necessidades, aqui vai uma lista para você baixar.
Marshall Rosenberg, criador da CNV, dizia que sentimentos são mensageiros de necessidades. Se você está com medo ou receio desta nova onda de inteligência artificial, vale a pena se perguntar: O que preciso cuidar ou fazer para atender ao que meu medo quer me dizer?
Se o seu medo te convida a cuidar de evolução, segurança e aprendizado, te convidamos para refeletir:
Quais habilidades relacionais você acha que serão cada vez mais essenciais nesta era da inteligência artificial?
Para aprender e praticar as habilidades relacionais de escutar com empatia, se expressar com honestidade e assertividade e aumentar a sua compreensão
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